As principais grandezas da ciência elétrica são a corrente elétrica, a carga, o campo, a energia, a tensão e a potência. Neste artigo, vamos comentar um pouco sobre essas grandezas, suas unidades de medida e como cada uma delas se comporta num circuito em série ou em paralelo.
Vamos começar com a corrente elétrica. Sendo uma das grandezas fundamentais da Física, sem ela, nenhum aparelho elétrico ou eletrônico funcionaria. A corrente elétrica é caracterizada como um fluxo ordenado de cargas elétricas, ou seja, as cargas se movem de maneira orientada.
O movimento dessas cargas é o que gera a corrente elétrica. Mas como isso acontece? A diferença do potencial elétrico entre as pontas de um condutor, estimula o movimento dos elétrons livres e, então, a corrente elétrica é gerada.
Essa diferença no potencial elétrico entre um e outro condutor, é estabelecida a partir de um campo elétrico que atravessa aquele determinado material, formando níveis diferentes de energia potencial, resultando na tensão necessária para gerar o movimento das cargas elétricas.
E a tensão elétrica? A tensão elétrica é caracterizada como uma diferença entre o potencial elétrico de dois pontos. Resumidamente, podemos dizer que a tensão elétrica é a força necessária para movimentar os elétrons, criando uma corrente elétrica.
Falando de potência elétrica, podemos definir basicamente como sendo a velocidade com que o equipamento converte a energia elétrica em trabalho. Caso você não saiba, o watt (W) é a unidade de potência no sistema internacional de medidas.
E falando em unidade de medidas, vamos a mais algumas definidas pelo Sistema Internacional (SI):
Tensão = Volts (V)
Corrente = Ampere (A)
Potência = Watt (W)
Resistência = Ohm (Ω)
Essas são algumas definições teóricas básicas. Lembre-se de sempre procurar um profissional de confiança quando precisar de manutenção em equipamentos elétricos ou áreas com eletricidade.