Ter fontes de energia dentro do país é de grande importância, pois isso influencia diretamente na economia e no desenvolvimento do país. O Brasil é rico em fontes de energia. A mais utilizada, devido a abundância de recursos, é a energia derivada de usinas hidrelétricas, cerca de 90% da energia elétrica consumida no país é originada das hidrelétricas.
Conheça um pouco mais sobre as três principais fontes de energia do país:
– Energia hidrelétrica
Aproveitando que os rios no Brasil possuem muitos desníveis, as usinas hidrelétricas são instaladas para aproveitar a força das águas e gerar energia.
No interior da barragem, são instalados grandes tubos inclinados, os aquedutos, que abrigam as turbinas. A água desce por esses tubos, fazendo girar o sistema de hélices, que movimenta o eixo dos geradores, produzindo a energia elétrica. Após movimentarem as turbinas e realizarem seu papel de gerar energia, a água volta para o rio, sem sofrer danos.
– Energia termelétrica
Algumas regiões não possuem recursos ou geografia favorável e necessários para geração de energia através de hidrelétricas, mas possuem boas reservas de carvão, óleo ou gás que também podem ser usadas para gerar energia.
No modo convencional, a primeira etapa consiste na queima dos combustíveis fósseis, transformando a água em vapor com o calor gerado na caldeira. Esse vapor gera a potência necessária para fazer com que o gerador gire e transforme a potência mecânica em potência elétrica. Essa energia gerada é levada através de cabos ou barras condutoras do gerador até os centros de consumo.
– Energia eólica
A energia eólica é gerada através de grandes turbinas (aerogeradores), em formato de cata-vento, são colocados em locais abertos e com boa quantidade de vento. O que gera energia é a rotação das hélices, através da velocidade do vento. As hélices tem o mesmo formato das asas de aviões e inclusive usam a mesma aerodinâmica, o que acaba aumentando a eficiência na captação dos ventos. É uma fonte limpa e renovável, portanto, não gera poluição e não agride o meio ambiente. Nos dias atuais, menos de 2% da energia do mundo é gerada através desse tipo de fonte. O Brasil é o maior gerador de energia eólica da América Latina. Segundo organização internacional, o país ocupa a quinta colocação no ranking mundial de capacidade instalada de energia eólica.
No Brasil, a energia chega em nossas casas através de fios e cabos, independente da geração ter sido feita através de hidrelétrica, termelétrica ou eólica. A Germer Isoladores tem um papel fundamental no caminho da energia elétrica até sua casa com os isoladores elétricos, que garantem a segurança de todo esse complexo sistema, garantindo que a energia chegue ao seu destino de forma eficaz.