Para que os equipamentos funcionem adequadamente, é necessário que exista uma tensão e frequência constante, com poucas variações. Por isso, as concessionárias de energia elétrica precisam entregar uma tensão e frequência que atenda as especificações exigidas pelas normas regulamentadoras.
Podem ocorrer diversos problemas nas redes elétricas com as quedas e variações de tensão, que muitas vezes acabam danificando os equipamentos elétricos e eletrônicos. Você sabe por que essas variações ocorrem?
As quedas e variações podem ocorrer por diversos fatores, inclusive pelo próprio consumo durante o dia.
Não é possível manter a mesma tensão elétrica para todas as instalações. Durante a extensão da rede sempre haverá uma queda de tensão, mesmo que seja pouca, porém no final da rede haverá uma diferença considerável se comparado ao início. A distância entre o transformador e o ponto final também pode ocasionar na queda de tensão na rede, já que a própria resistência dos cabos faz com que a tensão caia progressivamente.
Alguns equipamentos utilizados nas residências, como máquinas de lavar, micro-ondas e o ar condicionado podem causar um aumento na corrente elétrica, que consequentemente alteram o valor da tensão.
Em alguns casos, a tensão dentro da instalação está baixa, isto ocorre devido a fonte que vem da companhia elétrica, que pode ser identificada pela tensão direto no medidor da concessionária.
E caso haja variação na tensão da rede, você sabe o que pode acontecer?
A maioria dos equipamentos são projetados para suportar uma variação em sua tensão de até 10%. Porém, quando os equipamentos são expostos a uma tensão acima do limite, o circuito interno é danificado, podendo acarretar na perda do mesmo.
Alguns eletrodomésticos, para que possam funcionar com baixo nível de tensão acabam sendo forçados, o que exige uma corrente maior que o necessário, permitindo que o equipamento funcione, porém acaba havendo um aquecimento do mesmo, que é prejudicial ao dispositivo.
Estabilizadores e nobreaks são equipamentos capazes de proteger os equipamentos eletrônicos das variações e quedas de tensão, mas é extremamente importante que a instalação elétrica em si esteja regular e para isso a utilização de equipamentos com procedência é muito importante.
A utilização de isoladores elétricos, tanto na rede, como em transformadores, chaves, reguladores e outros equipamentos resulta na eficiência da distribuição da tensão. Quer segurança e procedência, na Germer você encontra.