Uma cerca elétrica nada mais é que uma barreira que faz uso da energia para impedir a passagem de animais e pessoas, muito utilizada em áreas rurais, principalmente para controlar os animais. É importante saber que as variações de intensidade da corrente elétrica podem ir de um simples desconforto até mesmo à morte.
Como fazer uma cerca elétrica segura?
Eletrificador: escolha um eletrificador que siga os padrões internacionais de segurança, que garanta a confiança e qualidade do material.
Isolador: é o equipamento que assegura o isolamento dos condutores entre si e a terra e possuem alta resistência em relação a corrente elétrica.
Aterramento: como o nome sugere, nada mais é que um fio ligado diretamente na terra e serve como uma rota de escape feita pela energia elétrica.
Arame: neste caso, deve ser utilizado o modelo próprio para cercas elétricas, pois é um melhor condutor, comparado ao arame convencional.
Para-raios: é um dispositivo que faz com que parte da energia elétrica seja direcionada ao solo através do aterramento, evitando que a descarga chegue completa ao eletrificador.
Manutenção: deve ser feita com frequência, observando se os isoladores estão intactos, se não há vegetação tocando nos arames e se a voltagem da cerca está apropriada, tendo cuidado para não ficar maior que o necessário.
A cerca elétrica é um sistema onde todas as partes citadas acima devem estar funcionando perfeitamente para que a cerca dê o resultado desejado. Sendo assim, tenha cuidado com os materiais utilizados e procure sempre realizar uma pesquisa para que não tenha problemas futuros com o mau funcionamento do sistema.