Você sabe como é feita a leitura do medidor de energia da sua residência? O processo é simples e você mesmo pode conferir com o que consta da fatura de energia elétrica.
O medidor de energia funciona por meio do electromagnetismo que aciona o disco de consumo e transforma a contagem mecânica ou eletrônica dos ciclos que foram atingidos. Desse modo, quanto mais corrente de carga agir, maior será o registro marcado no contador.
Existem três modelos de medidores de energia elétrica: analógico, ciclômetro e digital.
Analógico
É o mais comum dos modelos e é composto geralmente por quatro relógios que indicam os números do consumo. O primeiro relógio da direita representa a unidade, o segundo a dezena, o terceiro a centena e o quarto representa o milhar. Para realizar a leitura basta anotar os números que marcam os ponteiros dos quatro relógios.
Em algumas situações podemos encontrar cinco relógios nesse modelo.
Ciclômetro
Nesse modelo é ainda mais prático de realizar a leitura, pois a quantidade de KWs consumida é informada nos algarismos grandes de cor preta.
Digital
Esse modelo vêm para substituir os analógicos, principalmente por ser mais rápido em sua leitura, já que para saber o consumo basta olhar os números que aparecem na tela.
Como é feito o cálculo?
Independente do modelo que você usa, o cálculo é feito da mesma forma.
Como o medidor não é zerado a cada mês, você precisa diminuir o valor atual do valor gasto no mês anterior. O resultado será em KWh consumido no último mês.
Se você realizou uma leitura e o medidor apontou um valor x, basta você pegar o valor do mês anterior e diminuir. Por exemplo: se no mês de outubro o medidor apontou o valor 9999 e em setembro o valor 9888, basta diminuir esse valor para obter o número de KWh consumido em outubro.
Como saber se o medidor de energia está correto?
Para confirmar se o valor da sua fatura está correto, faça uma leitura da medição no mesmo dia que o leiturista, assim você poderá comparar os números com mais precisão.
Analisando o medidor de energia você também poderá saber se há fuga de energia na sua residência. Apague as luzes e retire os aparelhos da tomada. Se o medidor continuar trabalhando, então pode ser um sinal de fuga de energia. Nesse caso, chame um eletricista e faça a revisão da instalação elétrica.
Viu só? Fazer a leitura do medidor e o cálculo do número de KWh de um período é bem simples. Além de você saber se não está pagando a mais na fatura de energia, também conseguirá verificar se a instalação elétrica está funcionando como deveria.