Existem muitos processos entre a geração de energia e a sua entrega ao destino final para consumo. As redes de distribuição de energia elétrica são complexas e integram as unidades geradoras, linhas de transmissão, canais de distribuição e o consumo final.
Como ocorre a distribuição da energia?
O Brasil é um país extenso e, devido a sua dimensão, as redes de distribuição de energia elétrica têm grande importância para que tudo chegue conforme o esperado em residências, comércios e indústrias. Em regiões mais afastadas dos locais de geração de energia, só é possível a entrega através das redes de distribuição.
A maior parte da energia gerada no Brasil vem das hidrelétricas, ou seja, a partir do aproveitamento da água. A carga elétrica produzida é armazenada inicialmente em geradores, para depois ser transportada por meio dos cabos que, são as redes de transmissão em si.
Para que chegue eletricidade aos consumidores, a corrente elétrica passa pelas redes e chega nas subestações. A partir daí, é feita a regulagem da tensão elétrica de acordo com a necessidade para sua transmissão e, então, o consumo.
Redes de distribuição
No Brasil, a distribuição de energia elétrica é feita a partir de três tipos de linhas que são classificadas em alta, média e baixa tensão. Mas para sua distribuição, são utilizadas duas potências:
– Redes elétricas primárias
São as redes de distribuição de média tensão, que são responsáveis pela distribuição para empresas e indústrias de médio e grande porte.
– Redes elétricas secundárias
São as redes de distribuição de baixa tensão, responsáveis pela entrega de energia em residências, pequenos estabelecimentos comerciais e iluminação pública.
Para que as redes elétricas funcionem corretamente, é preciso que todo este processo de distribuição seja feito conforme as normas de segurança, preservando a integridade das pessoas envolvidas e em concordância com as leis ambientais.
É recomendável que sejam utilizados equipamentos de procedência, que garantam o funcionamento das redes elétricas. A Germer disponibiliza isoladores de qualidade que asseguram o isolamento dos fios condutores em relação aos equipamentos de sustentação, cruzetas e postes.