GERMER ISOLADORES DE ENERGIA

EnglishPortugueseSpanish

NOSSO

BLOG

Dicas para evitar problemas em instalações elétricas

As instalações elétricas devem ser executadas de forma a garantir a correta distribuição de energia em todos os cômodos e a segurança do imóvel e dos usuários. É importante mencionar que assim como outros bens e móveis, as instalações também desgastam com o tempo, desta forma é necessário realizar a manutenção.

Instalações antigas e fiações desgastadas podem aumentar o risco de acidentes elétricos como curtos-circuitos, choques elétricos, queima de aparelhos eletrônicos e até mesmo incêndios.

Para evitar problemas é importante ficar atento e realizar a manutenção da parte elétrica para manter o bom funcionamento e garantir a segurança dos moradores. Separamos algumas dicas que vão ajudar você com isto:

Fique atento as situações fora do comum

Existem alguns sinais que podem ser vistos antes que os problemas aconteçam. Fios desencapados, picos de energia, cheiro de queimado, temperatura alta nas tomadas e aparelhos ou aumento na conta de luz são alguns exemplos de situações que podem indicar que as instalações estejam comprometidas, necessitando de manutenção.
Evite a sobrecarga

Ligar vários aparelhos em uma única tomada, emendar fios inadequadamente ou utilizar aparelhos que não são compatíveis com a potência da rede elétrica são exemplos de graves erros que devem ser evitados. Estas situações podem causar a sobrecarga na fiação e causar vários problemas, inclusive incêndios.

Corrija os problemas assim que surgirem

Nunca deixe para depois o conserto de um problema com instalações elétricas. Faça reparos sempre que necessário para evitar que outros problemas se desenvolvam ou que os antigos se agravem e causem acidentes.

Verifique o dimensionamento dos cabos

Tanto na instalação quanto na manutenção elétrica, é importante ver se o dimensionamento dos cabos e fios é suficiente à carga requerida. Profissionais qualificados tem condições de definir toda fiação de acordo com a necessidade de energia para cada cômodo e aplicação.

Tomadas demandam de fios mais grossos, enquanto lâmpadas podem utilizar fios de dimensões menores, por exemplo. Além disso, a fiação deve ser bem instalada para evitar o derretimento dos fios e choques elétricos.

Proteja a rede elétrica

Na manutenção, são indispensáveis os dispositivos de proteção da rede elétrica. O Diferencial Residual (DR) é um dispositivo que detecta eventuais fugas de corrente na instalação e desliga imediatamente o circuito, o que contribui para proteger as pessoas de possíveis choques elétricos.

Além disso, é importante que você leve em consideração a qualidade dos materiais elétricos, ferramentas e profissionais envolvidos para garantir a segurança do imóvel e de todos que aí se encontram.

Energia é um produto indispensável, no entanto perigoso, tenha cuidado!

—————-
Gostou desta publicação? Deixe aqui seu comentário!

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe.

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Diga-nos o que você achou