O transformador de corrente é um equipamento que contribui para os instrumentos de medição e proteção trabalharem de forma adequada e segura. Assim não é necessário que a corrente nominal seja a mesma necessária para funcionamento da carga.
Os transformadores de corrente (TCs) mais utilizados são os de corrente nominal, pois seus enrolamentos primários possuem uma quantidade menor de espiras (um tipo de circuito elétrico que possui diversas funções voltadas à produção de campo magnético, eletricidade e energia mecânica), enquanto nos secundários possuem uma quantidade maior de enrolamentos, porém com fios mais finos.
A corrente primária é sempre a corrente de carga do circuito e a corrente secundária sempre podendo mudar de acordo com alguns casos e aplicações do transformador.
São vários os tipos de trabalhos que necessitam do transformador de corrente, por isso foi preciso a construção de diversos modelos para atender as necessidades de cada atividade empregada. A baixo citamos três dos mais utilizados para explicar suas características construtivas e onde são empregados.
Transformadores de corrente (TC)
TC tipo enrolado
É utilizado em medições que a corrente é inferior a relação de 200A por 5A. Composta por um enrolamento primário com poucas espiras, a quantidade de fios necessário para suportar a corrente da carga é uma quantidade significativamente maior no enrolamento do secundário e com as espiras mais finas, suficiente para suportar o equipamento de medição.
TC tipo janela
Nesse transformador o meio de isolamento entre a bobina do enrolamento primário com o secundário é feito através do ar.
O interessante deste transformador é que ele não possui bobina primária fixa, pois esse modelo é constituído de uma abertura no núcleo, onde é passado o condutor que vai ser medido, desta forma o mesmo condutor passa a ser o circuito primário.
TC tipo barra
O Transformador de Corrente tipo barra tem como principal característica fazer baixas medidas de tensão. Contribuindo para reduzir correntes altas em uma corrente secundária baixa, além de isolar o circuito da rede de medição e monitorar o circuito através do instrumento.
A grande vantagem da utilização de transformadores de corrente é poder fazer uso de aparelhos de medição compactos, além de garantir segurança, permite saber se possui algum problema de desbalanceamento.