Consciência elevada é que se pede no momento de realizar um projeto civil, tanto na escolha de um bom profissional, quanto na hora de escolher os materiais para realizar a obra. As instalações elétricas são bons exemplos disso. Muitas vezes na hora de escolher os materiais o consumidor acaba optando por uma mercadoria mais em conta, mas que não garante a segurança. O que pode sair mais barato no orçamento, acaba ainda mais caro a longo prazo.
A primeira vista, produtos elétricos são iguais, o que torna a tarefa mais trabalhosa para identificar os produtos elétricos de qualidade, induzindo o usuário a efetuar escolha pelo método mais simples, o preço.
Produtos elétricos na sua grande maioria devem atender a normas e ou regulamentações, o que por si só traz um custo obrigatório na sua produção. Desta forma, ao optarmos pelo preço, podemos estar colocando em nosso projeto materiais de qualidade duvidosa, o que poderá gerar futuras dores de cabeça.
Como reconhecer os materiais de qualidade?
O recomendado para qualquer produto, em especial para materiais elétricos, é analisá-los. Identificar os que atendem as normas técnicas e regulamentações, afim de garantir que padrões mínimos exigidos sejam atendidos.
Materiais que cumprem com os requisitos trazem na embalagem, ou no próprio produto informações que garantam sua qualidade. Produtos normatizados, por exemplo, devem conter o selo do INMETRO. Produtos para uso em conexões e suporte, como soquetes, conectores, plugues e tomadas industriais, cujos são regulamentados obrigatoriamente, devem informar a marca do fabricante, nível de corrente em ampere, nível de tensão em volts e referência do produto.
Amperagem é informada pela letra “A”, como, por exemplo 2A, 4A, 6A…, já o volts é informado pela letra “V”, como 110 V, 220V, 380V… A referência do produto é definido pelo fabricante, geralmente um composto de números, ou números e letras para definir àquele modelo de produto, garantindo assim a identidade do produto e a marca fabricante.
Para disponibilizar ao mercado materiais com procedência, é preciso atender a especificações, normas e regulamentações técnicas, o que aufere ao produto valor. Faça escolhas corretas, não coloque em risco sua segurança optando por produtos duvidosos.